sexta-feira, 18 de maio de 2007

Como conhecer Deus?


Toda especulação fútil sobre Deus é mera tolice. Se quisermos conhecê-lo de verdade, temos que nos apoiar naquilo que Ele mesmo diz sobre si. Pois, somos limitados em entendimento para que possamos deduzi-lo.

A boa noticia é que Ele não nos deixou na ignorância de Sua pessoa. Ele revela quem É de maneira mediata e geral a toda a criatura. Em Salmo 19 no versículo 1 temos uma idéia disto, vejamos: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”. Então a existência de Deus está revelada a qualquer um, basta olhar para o lado, no versículo 3 e 4, mais precisamente, A Bíblia nos diz que nem se faz necessárias palavras para ouvir a voz de Deus, pois se faz ouvir a sua voz por toda a terra deste modo.

Porém há uma maneira especial de Deus se revelar, que é através de Sua Palavra, e esta é somente para aqueles que a ouvem. Uma prova de que esta revelação não é para os incrédulos, está em 2 Coríntios 4: “Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho ...Ele mesmo resplandeceu essa luz, por meio de Jesus, em nossos corações, para a iluminação do conhecimento da Glória de Deus, na face de Cristo”

Ainda ele nos dá o discernimento de Sua Palavra através do Espírito Santo, vejamos o que se diz em João 14:17 e 26: “O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós, meus filhos, o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós... o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo que vos tenho dito”.

Existem pessoas que valem-se do pretexto de que a Bíblia está cheia de contradições e paradoxos, mas isso é facilmente refutado pelo fato de que se você usar-se da lógica e de suas leis, verá que não existe contradição alguma na Bíblia, a saber a Lei da não contradição que diz que A não pode ser e não ser A, no mesmo tempo e no mesmo contexto, coisa que não ocorre em nenhuma passagem bíblica. Já em se tratando do quesito paradoxo, Gordon H. Clark, célebre filósofo, disse certa vez que o que se chama de paradoxo frequentemente nada mais é do que preguiça mental, ou seja, paradoxos, quando sujeitos a um exame minucioso tem uma resposta.

A Bíblia, porém, tem seus mistérios, e eles se dão devido ao fato de que não somos capazes de perscrutar as profundezas de Deus, mas Ele nos garante em Sua Palavra que um dia todos os seus mistérios serão revelados, pois no céu há luz para resolvê-los. No entanto, volto a frisar a questão da contradição não estar na Bíblia, porque não existe, nem nunca existirá luz suficiente para resolver uma óbvia contradição, pois ela se trata de uma mentira por assim dizer, a mentira não faz parte do caráter de Deus, sua natureza o impede de mentir, caso contrário ele estaria infringindo a própria lei, e isto é impossível, foge de seu padrão.

Já ouvi muita gente dizer que a Bíblia não é confiável porque foi escrita por homens, e antes de qualquer coisa, digo que, a Própria nos descreve que foi escrita por homens sim, porém divinamente inspirados. A palavra inspiração vem do grego que significa “sopro de Deus”.

A palavra inspiração também chama a atenção para o processo pelo qual o Espírito Santo superintendeu a produção da Bíblia. O Espírito guiou os autores humanos para que as palavras deles não fossem nada menos do que a Palavra de Deus, além do que, a harmonia de um livro para como outro da Bíblia é impressionante, embora os redatores sejam de épocas diferentes, é uma coisa “simples” que revela a ação de Deus, logo, Ele é o autor da Bíblia e é incapaz de inspirar algo falso, em última análise, sua palavra é totalmente verdadeira e digna de toda a confiança.

Em se falando de Seu caráter, a Bíblia nos revela que Ele age de acordo com seu caráter moral, o qual não é só moralmente perfeito, como também é o padrão supremo da perfeição. Deus nunca é arbitrário, extravagante ou caprichoso. Ele sempre faz o que é certo (não por sentimentos).

Existe uma barreira que impede a compreensão total e abrangente de Deus. Somos criaturas finitas. Deus é um ser infinito. Nisso reside o nosso problema. Como o finito pode compreender o infinito? Os Teólogos medievais tinham uma frase que se tornou um axioma dominante em todo o estudo de teologia: “O infinito não pode ser aprendido (ou contido) pelo finito”.

Nosso conhecimento sobre Deus é limitado, mas o conhecimento que Deus nos dá através da revelação de Sua Palavra é real e útil. Podemos conhecer a Deus na mesma medida em que Ele escolhe se revelar a nós.

“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos para sempre” Deuteronômio 29:29.

Nenhum comentário: