domingo, 13 de abril de 2008

A Cosmologia da Idade Média - o olhar sob o Cristianismo


Não foi apenas Roger Bacon que apresentou críticas à ciência oficial. Muito outros pensadores, ao longo da Idade Média, também tiveram coragem de apresentar idéias sobre o universo que eram revolucionárias, e perigosas, para a época. E, o mais curioso, muitos deles eram religiosos!

No século XIV viveu o francês Nicholas Oresme (1320-1382), um brilhante matemático, físico e economista, que apesar de seus trabalhos científicos, é muito mais célebre por ter, em algum momento antes do ano 1355, escrito o livro "Tratado sobre a Origem, Natureza, Lei, e Alterações das Moedas", o primeiro tratado sobre economia que falava sobre a teoria da inflação monetária!

Oresme afirmou que o movimento de um corpo somente poderia ser percebido quando ele alterava sua posição em relação a outro corpo.

Baseado nessa idéia, Oresme apresentou um discurso refutando a velha idéia de que a Terra não podia girar em torno do seu eixo.

Em 1377 Nicholas Oresme publicou o livro "Le Livre du Ciel et du Monde", uma tradução com comentários do livro "De caelo" de Aristoteles. É curioso notar que, esse livro de Oresme possui ilustrações, de autor desconhecido, que mostram as esferas celestes colocadas na sua ordem convencional, com a Lua e Mercúrio mais próximos da Terra e Saturno e as estrelas nas esferas mais elevadas. No entanto, as esferas das ilustrações ai mostradas são concavas para cima, centradas em Deus, em vez de serem mostradas com a forma concava para baixo e centradas na Terra.

Nenhum comentário: