domingo, 11 de maio de 2008

ex nihilo nihil fit


A irracionalidade é um tipo de caos mental. Fundamenta-se na confusão que se opõe ao Autor de toda a verdade, o qual não é de forma alguma autor de confusão.

Devido à influência de vários movimentos culturais, o Cristianismo bíblico é vulnerável, porque irracionalidade admite candidamente que existem muitos paradoxos e mistérios na pópria Bíblia. Existem linhas que separam o paradoxo, o mistério e a contradição; embora sejam tênues, essas linhas divisórias são cruciais e é importante que aprendamos a distinguí-las.

Quando tentamos perscrutar as profundezas de Deus, somos facilmente confundidos. Nenhum mortal pode compreender a Deus exaustivamente, pois vão além do nosso entendimento.

Encontramos problemas similares no mundo natural, assim como no espiritual - aquele que a Bíblia diz. Sabemos por exemplo que a força da gravidade existe, mas não a entendemos e nem tentamos defini-la como irracional ou contraditória. A maioria das pessoas concorda que o movimento é uma parte integrante da realidade, embora a essência do movimento em si tenha deixado filósofos e cientistas perplexos por milênios.

Há muitos mistérios sobre a realidade e muitas coisas que não entendemos. Isso, porém, não justifica um salto no absurdo. A irracionalidade é fatal tanto para a religião como para a ciência. De fato, ela é mortal para qualquer verdade.

Gordon H. Clark, célebre filósofo, disse certa vez que o chamado paradoxo frequentemente nada mais é do que preguiça mental.

A palavra paradoxo, vem do grego que significa "parecer ou aparentar". São difíceis de entender porque a primeira vista "parecem" contradições, mas quando são sujeitos a um exame minuncioso, pode-se encontrar as soluções.

Uma contradição é uma afirmação que viola a lei clássica da não-contradição. A Lei da Não-contradição diz que A não pode ser A e não-A ao mesmo tempo e no mesmo contexto. Quer dizer, algo não pode ser o que é e não ser o que é ao mesmo tempo e no mesmo contexto. Essa é a mais fundamental de todas as leis da lógica.

Ninguém pode entender uma contradição, porque entender contradição é inerentemente incompreensível.

A relação entre mistérios e contradições está no fato de que não entendemos a ambos, porém a Palavra de Deus nos diz que um dia todos os seus mistérios serão revelados, pois no céu há luz para resolvê-los. No entanto, não existe, nem nunca irá existir luz suficiente para resolver uma óbvia contradição.

Em 2 Co 4:3-6 e Jo 14:16-17 e 26 contamos com o auxílio de Deus para não cairmos no erro de ensinar falsas idéias a partir de textos extraídos da própria Bíblia.

Nenhum comentário: