quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Transfiguração


Temos a tendência de pensar em glória como algo a ser atingido através de vitórias extraordinárias num esporte, de realizações comerciais ou por meio da forma pessoal. Na Bíblia, porém, glória tem a ver com o brilho radiante, ligado ao transcendente.
Em alguns momentos cruciais, como na transfiguração, isso se torna claro.
Vejamos, a palavra grega para transfiguração é metamorphoomai, da qual se deriva nossa palavra metamorfose. Denota uma mudança de forma, como, por exemplo, a transformação que ocorre com a borboleta.
O prefixo "trans" significa literalmente "através de". Na transfiguração, um limite ou barreira foi transposta. Podemos chamar de cruzar a linha entre o natural e o sobrenatural, entre o humano e o divino.
A transfiguração cruzou a fronteira das dimensões e entrou na esfera de divino. Na transfiguração, uma luz radiante na figura de Cristo é relatada. Essa luz foi a manivestação visível de que a barreira tinha realmente sido transposta.
Existem algumas similaridades entre esta manifestação de glória e brilho. As diferenças, contudo, são significativas. Enquanto a glória divina refletiu no rosto de Moisés, no episódio da tábua dos mandamentos, ela resplandeceu de Cristo na transfiguração, evidenciando que a fonte era Dele.

Nenhum comentário: